10 maneiras de se preocupar menos e reduzir a ansiedade

se preocupe com o estresse
Reduza a ansiedade e o estresse

Boas estratégias para se preocupar menos

As preocupações não são apenas desanimadoras; eles também são ruins para você. Estudos mostram que o estresse drena a imunidade e reconfigura o cérebro para mais ansiedade. Essas 10 dicas o ajudarão a reduzir preocupações e aumentar seu bem-estar.

1. Aumente os hormônios da felicidade

Você foi feito para criar hormônios felizes. Fatores como o estresse, no entanto, diminuem seu estoque. Encha esses impulsionadores naturais da alegria com exercícios diários, abraços e sol. Se você sentir falta do seu abraço regular, acaricie um animal de estimação ou massageie suas mãos ou pés para aumentar a oxitocina.

Coma alimentos ricos em triptofano também. No entanto, lembre-se de que esse aminoácido que aumenta a alegria se converte em serotonina apenas quando cruza a barreira hematoencefálica, e carboidratos saudáveis, como arroz integral ou feijão, ajudarão no processo.

Além disso, evite substâncias que diminuem a serotonina, como o excesso de cafeína.

2. Seja positivo

Sua felicidade aumentará se você for positivo. Até certo ponto, como sua mente funciona depende de como funcionava antes. Você costuma ser negativo? Então, você está condicionado a criar pensamentos pessimistas, mas pode treinar sua mente para se preocupar menos.

o que o presidente theodore roosevelt realizou

No início, você precisará forçar o pensamento positivo, mas tudo bem. Mesmo que pareça falso por um tempo, sua mente logo ficará otimista sem esforço.

3. Fique no momento

Por que você se preocupa? Os acontecimentos antigos, ou o que pode acontecer, sem dúvida, o incomodam mais. Aqui no momento, porém, há pouco estresse. Entre no presente quando notar que as preocupações aumentam e concentre-se no meio ambiente. Olhe ao seu redor e descreva-os para cortar a ruminação.

Concentre-se também em suas ações. Observe como é executar as tarefas e considere o que você deseja fazer ao executá-las. Se você der uma caminhada, concentre-se nas sensações e considere para onde está indo e por quê. Essa abordagem envolve atenção plena .

4. Reduza o tempo de preocupação para cinco minutos

A pesquisa mostra que uma pequena quantidade de tempo de preocupação ajuda. Portanto, durante cinco minutos por dia, reflita sobre as preocupações. Deixe-me escapar quando seu horário chegar. As chances são de que você nem sempre pode se preocupar sob demanda.

Escolha quando se preocupar, no entanto, e você não o fará tanto em outras ocasiões.

5. Aceitação radical

Você não vai parar de pensamentos indesejados com força de vontade. Eles crescem quando você os luta, portanto, pratique a aceitação. Sem resistência no local, eles podem até sair.

Veja suas preocupações como se elas não pertencessem a você. Pense neles como nuvens ao vento. As nuvens não incomodam você, e seus pensamentos também não precisam preocupá-lo. Apenas saiba que eles existem, mas não se envolva com eles e eles irão explodir.

Esta abordagem para gerenciamento de preocupações é chamada aceitação radical .

são escorpião e leo compatíveis

6. Redação do diário

A ciência sugere que é terapêutico escrever sobre seus problemas. Não se concentre neles, mas anote-os para aliviar o estresse.

Coloque a caneta no papel ou digite questões para criar clareza e diminuir a ansiedade.

7. Ligue a lógica

As preocupações ligam a luta ou a fuga e colocam você no modo de sobrevivência. Use a região lógica de seu cérebro, porém, e sua ansiedade desaparecerá.

Realize uma tarefa cognitiva; contar ou fazer palavras cruzadas. Ou participe de um programa de perguntas e respostas na TV.

8. Medite

A meditação acalma a mente; ele interrompe sua voz interior para que você possa desfrutar de ficar quieto. Medite uma vez por dia por cerca de vinte minutos. Você não pode errar porque não existem regras definidas.

Preste atenção à sua respiração, pois o ar entra e sai do seu corpo e suas preocupações podem desaparecer. Confira este podcast de redução da ansiedade em treinamento autogenético como uma ferramenta para meditação .

9. Ganhe consciência corporal

Faça exercícios físicos para mudar a consciência para o seu corpo e para longe dos problemas. Corra, ande de bicicleta, caminhe, pratique um esporte de equipe ou assista a uma aula de ginástica.

Contanto que você se mova, você não vai se concentrar nas preocupações. O exercício também aumenta os produtos químicos da felicidade, para que você não se demore nos problemas.

10. Não leve seus pensamentos a sério

Você não se preocuparia se imaginasse que seus pensamentos não são importantes. No entanto, mesmo quando suas preocupações são pequenas, você pode enfatizá-las por hábito.

Para se preocupar menos, imagine que eles são ruídos de fundo, e não dados a serem manipulados. E daí se sua voz interior divagar? Não é como se apresentasse a verdade; isso decorre de sua perspectiva de mudança.

Não deixe que as preocupações reduzam sua felicidade. Em vez disso, aumente a produção e positividade do hormônio feliz. Além disso, fique no presente, reduza o tempo de preocupação para sessões diárias curtas e pratique a aceitação radical.

Escreva sobre as preocupações, seja lógico quando elas fluem e medite para acalmar sua mente também. Preso na sua cabeça? Mude para o seu corpo. Além disso, não leve suas preocupações a sério e você se preocupará menos.