5 estágios do ciclo de vida dos líderes de grupos que precisam saber

fases de grupo

compatibilidade com mulher de Áries e homem de Escorpião 2018

As equipes trabalham em etapas. Quanto você sabe?

Se você alguma vez liderou uma equipe ou simplesmente fazendo parte de um grupo, você deve ter notado que ocorre um certo fluxo e refluxo. Quanto mais tempo a equipe permanece junta, mais coeso o grupo se torna.

O que você pode não estar ciente é que as equipes operam em um ciclo de vida. Simplificando, há um começo, um ponto médio e um fim. Embora esse ponto possa parecer óbvio, há certas características comportamentais que ocorrem e podem fornecer pistas para o progresso.

O que se segue são cinco estágios do ciclo de vida da equipe para a maioria dos grupos que podem surpreendê-lo. Ao ler cada um, reflita sobre as equipes das quais você fez parte no passado.

Algum destes parece familiar?

cinco estágios de grupo em psicologia
Cinco estágios de grupos

1) Estágio de formação

É quando uma equipe se reúne pela primeira vez e começa a realizar reuniões. As características típicas incluem:

• Apresentações
  • Divulgação pessoal de informações (ex: “Eu sou de Chicago”)
  • Ficar confortável um com o outro
  • Identificação de tarefas de grupo
  • Normalmente, as pessoas são corteses umas com as outras e exercem cautela durante as comunicações.

2) Estágio de tempestade

Durante esta fase, os membros do grupo muitas vezes competem uns com os outros por status, poder e controle.

homem canceroso e dinheiro
  • Alguém pode tentar se posicionar como o alfa
  • Podem surgir desacordos sobre procedimentos ou regras
  • Pressões externas podem interferir nas interações do grupo
  • O conflito pode aumentar entre indivíduos
  • Geralmente surgem personalidades fortes. Quando dois ou mais estão presentes, pode haver dificuldades com a tomada de decisão.

3) Estágio de normatização

Nesse ponto, o grupo começa a entrar em um estado de homeostase. A coesão começa a se fortalecer.

• Cooperação é um produto típico de discussões
  • Equilíbrio entre personalidades concorrentes ocorre
  • As normas do grupo começam a dominar os comportamentos de orientação
  • A confiança nos companheiros de equipe começa a aumentar
  • A missão do grupo fica mais clara
  • Aumenta o foco

4) Estágio de desempenho

Quando um grupo chega a esse ponto, todos contribuem e atendem aos resultados previamente acordados.

quando um homem compra flores para uma mulher
  • As pessoas entendem quem é responsável por certas tarefas
  • Os frutos do trabalho do grupo são mais óbvios
  • A confiança aumenta entre os membros da equipe
  • As atribuições de tarefas são concluídas de forma eficiente

5) Estágio de Adiamento

Em algum ponto, os grupos irão eventualmente encerrar. Embora nem sempre seja o caso, geralmente há um entendimento formal de que o trabalho da equipe está concluído.

• O grupo analisa os objetivos alcançados
  • O tempo de reflexão é muitas vezes incluído para identificar as atividades de encerramento como parte do encerramento do grupo
  • Um relatório final pode ser criado para divulgação aos líderes organizacionais ou grupos de funcionários

Juntando tudo

No campo da psicologia organizacional, é importante saber sobre os cinco estágios dos grupos porque o insight pode ajudar um líder a entender melhor a dinâmica da equipe.

A dura verdade é que os grupos muitas vezes têm dificuldade em se relacionar, principalmente durante o estágio inicial (formação). Mas com o tempo, o atrito começa a se dissipar.

Exercitar a paciência pode ajudar muito a equipe a progredir organicamente.