7 maneiras de aumentar sua autoestima (E23)

homem refletindo autoestima

Auto-estima e como a percepção é a projeção



Olá - bem-vindo ao episódio 23 do Podcast de Autoajuda para Homens. Eu sou seu anfitrião, Dr. John Moore. Sou psicoterapeuta licenciado em Chicago, Illinois - e estive envolvido com aconselhamento por quase 15 anos.

Além do meu trabalho como terapeuta, também ensino cursos universitários de psicologia e administração.



Você sabe, eu criei para este podcast porque queria estender as paredes da minha prática e oferecer um lugar seguro para os rapazes obterem informações sobre tópicos importantes que lhes interessam.



Agora, o negócio é o seguinte - há três grupos específicos de homens que estou tentando alcançar.

Os primeiros são homens que estão abertos a tópicos sobre bem-estar e naturalmente gravitam em torno de materiais de autoajuda.

O segundo são caras que podem ter sido previamente diagnosticados com algo - seja ansiedade, depressão, PTSD ou problemas de autopercepção.



E então há aquele terceiro grupo. São homens que nunca vão bater na porta de alguém como eu - um terapeuta - para revelar o que está acontecendo em suas vidas. Eles simplesmente não vão fazer isso - MAS, eles podem estar curiosos o suficiente para tocar em um aplicativo e ouvir um programa que se relaciona a algo que está acontecendo em suas vidas.

Então, se você se enquadrar em qualquer um desses grupos, estou muito feliz por você estar aqui. Ah, e antes que me esqueça - reconheço que as mulheres também ouvem isso - o que faz sentido.

Em muitos casos, eles querem apenas um melhor entendimento da mente masculina e esperam obter uma compreensão de como os homens pensam. E então, se isso descreve você, de imediato - estou muito feliz por ter você!

compatibilidade com escorpião e virgem



Agora, isenção de responsabilidade rápida. Este podcast não foi desenvolvido para substituir a terapia ou o aconselhamento de saúde mental.

Se você está sintonizado há algum tempo, provavelmente sabe que gosto de fornecer ferramentas concretas para lidar com questões desafiadoras.

Ao longo dos anos, aprendi que os homens - no sentido geral - são fixadores. Em outras palavras, gostamos de ter soluções, ou pelo menos opções, para lidar com alguns dos problemas que enfrentamos.

O que nos traz ao tópico de hoje ... Autovalorização.

Você sabe do que estou falando, certo? Essa é a vozinha em sua cabeça que o faz questionar quem você é, incluindo sua aparência e suas habilidades.

Você pode relatar?

Agora vou contar a você um segredinho. Um dos principais motivos pelos quais os rapazes procuram a orientação de um conselheiro é para obter ajuda com seus auto-conceito .

E então, como parte deste show, vou compartilhar com vocês a história de Tim; um homem de trinta e poucos anos que tinha sérios problemas com seu próprio conceito.

Ao contar sua história, também vou fornecer sete coisas práticas que você pode fazer para avançar no negócio de criar mudanças.

Alguns de vocês podem estar pensando: “Ora, vamos, Dr. John. A autoestima não pode ser corrigida instantaneamente. ”

Bem, sim - isso mesmo. Não estou dizendo que pode ser. Mas estou sugerindo que, com o tempo, é possível transformar a forma como você se vê - e se sente sobre si mesmo - em algo mais saudável.

A dura verdade é que a mudança nunca é fácil. A realidade é que é preciso muito trabalho, juntamente com uma grande dose de atenção plena, para mover o dial.

Então, vamos falar sobre isso.

Além disso, neste programa, compartilharei com vocês um e-mail de leitor de um homem que luta contra a ansiedade social e não tem certeza do que fazer a respeito.

Você tem problemas em estar perto de grupos de pessoas? Existe uma parte de você que teme ficar envergonhado ou de alguma forma parecer um idiota? Se a sua resposta for sim, você vai querer continuar ouvindo o show.

Muitos tópicos surgindo.

Estou muito feliz que você esteja aqui.

Auto-estima definida

Autovalorização. É um daqueles termos genéricos que são difundidos em nossa cultura. Mas o que isso realmente significa?

Bem, vou tentar definir isso para você. Sim, eu reconheço que isso pode ser intuitivo e autoexplicativo, mas vou fornecer uma definição de trabalho de qualquer maneira, porque pode haver alguns ouvintes que podem se beneficiar.

Em poucas palavras, autovalorização é um traço de personalidade que é amplamente composto de três ingredientes:

Um: Crenças sobre você, tal simpatia e atratividade

Dois: Crenças sobre suas habilidades - como ser capaz de realizar uma tarefa e;

Três: seu senso geral de confiança.

Quando você mistura esses três ingredientes, o resultado final é o autoconceito, também conhecido como autovalor.

Ao ouvir essa definição totalmente não clínica, espero fornecer o contexto para uma história que gostaria de compartilhar com você sobre um cliente com quem trabalhei uma vez, chamado Tim.

Foi cerca de cinco anos atrás que Tim me contatou para obter orientação sobre seu autoconceito. Tim tinha trinta e poucos anos, era solteiro e havia recentemente terminado com a namorada.

Depois que o relacionamento acabou, ele caiu em um poço de depressão. Ele não estava tendo muita sorte ao reentrar na cena do namoro e começou a adotar crenças que mais tarde reconheceu como prejudiciais à saúde ... e falsas.

Alguns exemplos incluíam sentir que não valia nada, acreditar que não era atraente e manter pensamentos que, no sentido geral - ele não era bom o suficiente para namorar.

Você pode relatar?

Se você já passou por um revés na vida, como ser despedido ou perder um emprego - ou de alguma forma se sentindo rejeitado, você já sabe que pode ser um verdadeiro golpe para o seu valor.

No caso de Tim, todo o seu senso de identidade estava na merda. E o pior é que a situação de Tim piorou porque os pensamentos que ele tinha sobre si mesmo se tornaram uma profecia autorrealizável.

Há um velho ditado, baseado no trabalho do psiquiatra suíço Carl Jung, que diz mais ou menos assim: Percepção é projeção .

Em outras palavras, o que você acredita sobre si mesmo é projetado para fora e então refletido de volta ... por meio das pessoas com quem você interage.

Em muitos casos, o reflexo é uma distorção.

Aqui está um exemplo. Você está andando na rua e passa por uma mulher atraente. Você tenta fazer um breve contato visual e sorrir. Ela parece indiferente e continua andando. Nenhum contato visual ocorre e o sorriso não é correspondido.

Imediatamente, você pensa consigo mesmo: “OK, uau - eu realmente devo ser feio. Por que diabos ela olharia para mim? Eu não sou exatamente bonito e não sou tão interessante. ”

Você vê o que aconteceu lá? As crenças que você mantinha sobre si mesmo foram projetadas externamente para outra pessoa - e então refletidas de volta.

Agora aqui está a coisa.

Aquela mulher para a qual você sorriu pode muito bem estar tendo um dia ruim. Talvez ela simplesmente não esteja com humor interativo. Ou talvez ela não goste de flertar porque ela já se apegou.

Eu acho que você entendeu meu ponto.

Quando atribuímos as razões por trás de uma ação - ou inação - a outra pessoa, isso geralmente é uma função de nossas autopercepções - refletidas externamente.

Voltando ao meu ex-cliente Tim, esse foi certamente o caso dele. Por causa de seu recente rompimento, juntamente com uma história de pensamento fedorento, ele tinha algumas crenças sobre si mesmo que se tornaram uma profecia autorrealizável.

Em nosso trabalho juntos, uma das primeiras coisas que fiz Tim perceber é - percepção é projeção.

E acredite em mim quando digo que não foi uma tarefa fácil. Você vê, por anos, ele vinha tocando uma fita mental em sua cabeça que estava cheia de conversas internas negativas.

Como ele adotou essas crenças é totalmente diferente, mas posso dizer que ele cresceu em um lar com um pai emocionalmente indisponível e uma mãe extremamente crítica.

No mundo da psicologia, essas primeiras mensagens que adotamos são chamadas introjetos parentais . Literalmente, são mensagens que nossos pais nos transmitem, que adotamos profundamente em nossa psique e infundimos em nosso sistema de crenças. Vou criar um link para uma página nas notas de show de Psicologia Hoje que fornece mais contexto

Então, vamos voltar a Tim e traçar uma linha entre sua situação e a questão maior da baixa autoestima. Afinal, é por isso que você está aqui, certo?

Vou dar a você sete coisas que Tim fez - com a ajuda da psicoterapia - que ajudaram a criar uma mudança positiva.

1. Desafie suas crenças irracionais

Você pode achar que isso é óbvio, mas ficaria surpreso com a frequência com que é esquecido. Aqui está o acordo. Os pensamentos que você tem sobre si mesmo exercem grande influência sobre o seu valor próprio.

Se você quiser mudar as coisas, é vital que você se concentre nessa voz interna e interrompa os pensamentos irracionais que não são baseados em evidências.

Por exemplo. Você pode pensar que é desinteressante. Mas é isso realmente verdade ou você apenas pensar naquela? Você tem alguma evidência para apoiar essa crença? Se não, então por que você está dizendo a si mesmo: 'Eu sou desinteressante?'

Como seria substituir esse tipo de pensamento por algo diferente?

Para ajudá-lo nessa questão, criei um link nas notas de apresentação para uma planilha do Site de ajuda ao terapeuta que você pode usar como uma ferramenta. Espero que o vás ver.

2. Pare de se comparar

Um dos problemas de nos compararmos com os outros é o quão injusto o processo pode ser. Dentro episódio 18 , Falei sobre como o jogo de comparações pode ser tóxico, principalmente na era das mídias sociais.

E então, o que você me ouve dizer é o seguinte - concentre-se em seus próprios pontos fortes, habilidades e habilidades e menos no que você percebe sobre outra pessoa.

Como seria fazer uma lista de suas habilidades e usar seus pontos fortes? Você alguma vez já experimentou isto? O que você tem a perder?

3. Seja você mesmo

Ser você mesmo pode soar clichê, mas o que isso realmente significa? Bem, eu vou te dizer. Significa abraçar quem você é, incluindo aquelas partes de si mesmo que precisam ser melhoradas.

Nenhum de nós é perfeito. Deus sabe que não sou. Mas posso te dizer que, se você tentar fingir ser outra pessoa, quase nunca dá certo. Pense nisso. Você pode dizer quando alguém está sendo falso ou autêntico?

Uma das coisas que pedi a Tim foi criar um círculo de confiança. A ideia era acessar seu subconsciente e gerar um senso de autoaceitação.

estilo casual david beckham

Se você gostaria de fazer isso por si mesmo, visite episódio 21 do podcast .

4. Pratique o autocuidado

Em suma, o autocuidado é quando você faz coisas que nutrem e apoiam o seu eu emocional e físico.

Os exemplos incluem a leitura de um livro do seu interesse, aprender uma nova habilidade ou fazer exercícios aeróbicos na esteira.

Basicamente, estamos falando sobre investir em si mesmo. Quando você faz isso, você se torna menos interessado no que os outros pensam sobre você e mais focado no que você pensa sobre si mesmo.

Eu acho que você entendeu meu ponto. O que você está fazendo para focar no autocuidado?

5. Estabeleça pequenos objetivos

Quando sua autoestima está na lixeira, é fácil se perder em um pântano de tristeza e depressão. Embora não exista uma 'cura' instantânea, você pode tomar medidas para efetuar a mudança.

Especificamente, estou falando sobre o estabelecimento de pequenas metas. Um exemplo pode ser organizar seu armário ou reunir roupas que você não usa mais e doá-las para instituições de caridade.

A ideia aqui é aumentar o sentimento de realização e aumentar o seu valor próprio. Novamente, estamos falando sobre pequenos objetivos. No futuro, você pode enfrentar coisas maiores. Mas, como diz o velho ditado, você tem que andar antes de correr.

Faz sentido?

6. Concentre-se na gratidão

Uma das coisas que Tim começou a fazer para ajudar a aumentar sua autoestima foi anotar as coisas pelas quais ele era grato. Essas coisas não precisam ser grandiosas. Na verdade, quanto menor, melhor.

Um exemplo poderia ser ser grato pela capacidade de sentir o sol quente na pele ou encontrar um centavo na rua. A ideia é buscar o positivo.

E aqui está o ponto forte sobre a gratidão - quanto mais ciente você está das coisas boas em sua vida, mais você percebe os seus aspectos positivos.

Então, você consegue pensar em alguma coisa - agora - pela qual você seja grato?

7. Encontre um terapeuta

OK, guardei este para o final. Uma das melhores maneiras de ajudar a impulsionar seu autoconceito é trabalhando com um terapeuta. Idealmente, você encontrará alguém que pratique várias formas de terapia cognitivo-comportamental ou TCC.

Não estou sugerindo que outras formas de aconselhamento não sejam úteis porque podem ser. É que sabemos por muitas pesquisas que a CBT ajuda as pessoas a erradicar padrões de pensamento prejudiciais, oferecendo ferramentas para criar mudanças.

Encontrar um terapeuta não é tão difícil. Basta ir ao Psychology Today e inserir seu código postal. Você encontrará muitas opções.

Então, você pode estar se perguntando o que aconteceu com Tim?

Posso dizer que ele está em um lugar muito melhor do que antes. Não muito tempo atrás, ele me enviou um e-mail revelando que havia recentemente se amarrado e que sua esposa estava grávida.

Ele também compartilhou que embora as coisas não estejam perfeitas, ele está muito melhor e ainda pratica muitas das coisas que aprendeu no escritório de aconselhamento.

Coisas muito legais, você não acha?

Para encerrar este segmento, vou deixar você com as seguintes perguntas: Que pensamentos você tem sobre si mesmo? Se forem negativos, o que você está fazendo para mudá-los?

Ansiedade social

Nosso e-mail de ouvinte chegou até nós de um homem mais jovem que está lidando com ansiedade social.

Vou compartilhar com você o que ele escreveu e, em seguida, oferecer meus pensamentos e reações.

Oi Dr. João,

Tento ouvir seu podcast sempre que posso e quero agradecer por disponibilizar esse programa. Eu sou um homem de 31 anos que mora na Flórida.

Meu problema é simplesmente este - eu tenho um caso grave de ansiedade social. Sei disso porque fui diagnosticado com esse problema há cerca de um ano pelo meu psicólogo.

Concordo plenamente com o diagnóstico porque durante toda a minha vida lutei para estar perto de grupos de pessoas, principalmente estranhos, porque tenho medo de ser julgado.

O que é ruim é que eu quero ser mais social e estar perto de outras pessoas. Mas parece que sempre que tenho a oportunidade de fazer parte de alguma atividade em grupo ou me envolver em algo social, eu me afasto.

Outro dia, nossa empresa deu uma festa de feriado em um hotel. Entrei no evento com a intenção de ficar por uma hora. Para encurtar a história, fiquei tão emocionado que saí em cinco minutos.

Embora eu ache que a terapia está ajudando, me pergunto se há outras coisas que posso fazer para ajudar? Obrigado novamente pelo show.

Assinado,

Anthony

-

Você sabe, ao ler esta nota, não posso deixar de pensar em quantos caras com quem trabalhei que lutaram contra esse problema.

Embora os números estejam um tanto dispersos, as estimativas atuais sugerem que cerca de 15 milhões de pessoas vivem com alguma forma de ansiedade social. Estou ligando para um artigo da PsyCom que oferece mais informações.

E aqui está - é um problema que é amplamente mal compreendido e muitas vezes não é discutido.

Vou ler para você o que escrevi de volta para o ouvinte, onde compartilho meus pensamentos.

Caro Anthony,

Estou muito feliz que você escreveu e obrigado por ouvir o podcast. Ter transtorno de ansiedade social pode ser uma verdadeira chatice porque pode afetar nossa auto-estima.

Você mencionou em seu e-mail que estava trabalhando com um psicólogo e que isso foi útil. De cara, quero dizer que sua decisão de consultar um terapeuta foi uma jogada inteligente.

A dura verdade é que o transtorno de ansiedade social, às vezes referido como fobia social, é um problema complexo que requer uma abordagem multifacetada. Eu gostaria de poder dizer que há uma solução instantânea, mas não é esse o caso.

Mas o que posso dizer é que daria muito trabalho, há uma luz no fim do túnel. Parte disso envolve ir à terapia - como você está fazendo agora - e trabalhar seu autoconceito.

Mas, além disso, algumas pessoas se beneficiam de fazer um SSRI, como parte do trabalho. Não estou sugerindo que você precise tomar remédios. Eu não sou um médico.

Estou simplesmente dizendo que, para algumas pessoas, pode ser útil como parte de uma abordagem de tratamento abrangente. Eu incluí um link para o clínica Mayo que fala isso um pouco mais.

Você foi encaminhado a um psiquiatra pelo seu terapeuta? Caso contrário, pode ser algo que você queira abordar durante a terapia. Se você foi encaminhado, você acompanhou e marcou uma consulta?

Além disso, existem grupos a serem considerados. Alguns estão online e outros cara a cara. Vou criar um link para uma página de Muito bem para sua consideração.

Por fim, gostaria de recomendar um recurso que as pessoas com quem trabalhei acharam útil. Chama-se The Shyness and Social Anxiety Workbook ( ver amazona )

O que eu gosto nesta leitura são as atividades internas que podem ajudar a desafiar pensamentos autolimitantes. Existem também exercícios internos que foram desenvolvidos para ajudá-lo a ganhar mais confiança quando estiver na presença de outras pessoas. Vale a pena conferir.

Anthony, obrigado novamente por este e-mail. Espero que esta resposta tenha sido útil para você.

Embrulhar

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Exploramos uma série de tópicos no podcast de hoje, não foi? Falamos sobre o conceito de autoestima e como a percepção é projeção. Também examinamos sete coisas concretas que você pode fazer para ajudar a aumentar sua autoestima.

Por fim, também examinamos o tópico do transtorno de ansiedade social e avaliamos as formas de resolvê-lo.

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Muito obrigado por ouvir hoje. Você sabe, há muitas maneiras de entrar em contato comigo. Você pode parar no meu site. ou visite uma de minhas páginas de mídia social.

Estou no Facebook no BeCocabaretGourmet - e também no Twitter e no Instagram com o mesmo identificador.

Você também pode me enviar um e-mail. Tudo o que você me enviar é confidencial. Se você escrever algo e não quiser que seja compartilhado no podcast, basta dizer que não leva a lugar nenhum - prometo.

Por fim, só quero agradecer às pessoas que têm deixado comentários. Ao lê-los, sinto-me humilde pelas muitas palavras e comentários amáveis ​​- de verdade.

Recentemente, uma pessoa chamada Príncipe de Sherwood deixou o seguinte no iTunes:

“Este podcast é exatamente o que os homens precisam, alguém que não tenha medo de falar sobre esses problemas e o faça de uma perspectiva bem informada e prática.”

Veja, são comentários como aquele que funcionam como combustível para me motivar a continuar fazendo isso. O problema é o seguinte - porque vejo clientes ativamente e leciono na faculdade, nem sempre tenho tempo para criar esses programas com a frequência que gostaria.

Mesmo assim, as críticas me motivam a arranjar tempo. Portanto, se o espírito o move, sinta-se à vontade para compartilhar algo no iTunes ou onde quer que você possa ouvir.

E aí está - outro show. Como você provavelmente pode dizer, eu não tenho um engenheiro de áudio profissional ou fazendo edição. Tudo o que você ouve foi feito por mim - com imperfeições e tudo.

Muito obrigado por estar aqui. Esteja atento ao seu diálogo interno. Concentre-se em seus pontos fortes e dons. Lembre-se de que percepção é projeção.

Tome muito cuidado.

Eu sou o Dr. John e este foi mais um episódio do Podcast de Autoajuda para Homens.