A vida real Erlich Bachman do Vale do Silício

Encontramos o homem que, segundo rumores, é a inspiração para Erlich Bachman, o personagem atrevido mas adorável do Vale do Silício da HBO.

O Erlich Bachman da vida real

Se você viu o show da HBO Silicon Valley, sabe que os personagens são vagamente baseados em empreendedores reais do Vale do Silício. Peter Gregory é cofundador do PayPal, Peter Thiel. Gavin Belson é uma mistura dos dois fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page.

Mas e quanto a Erlich Bachman – o empresário adorável, desagradável e politicamente incorreto que administra uma casa que serve como incubadora para aspirantes a técnicos?

Após meses de pesquisa, encontramos o homem que dizem ser a influência de Bachman.
Sim, você leu certo… encontramos o Erlich Bachman da vida real.

O Nerd da Tecnologia Deadhead

Dave Grossblatt é o proprietário de 43 anos do Founder’s Dojo, uma incubadora gratuita em São Francisco para fundadores de startups jovens e rebeldes.

Dave, como Bachman, é barulhento, teimoso, hilariamente fora de moda e, às vezes, totalmente inapropriado. Ele é mais idiota do que idiota, mas é compreensível por que ele foi chamado de último.

No entanto, como Bachman, Dave se preocupa apaixonadamente com as pessoas ao seu redor e é fácil de amar.

que porcentagem de pessoas tem olhos cinzentos

Momento Eureka de Dave

Depois de se formar na faculdade de direito nos anos 90, Dave mudou-se do Centro-Oeste para São Francisco para se tornar um recrutador jurídico e vivenciar a cultura que ajudou a criar sua banda favorita: o Grateful Dead. Depois de dois anos miseráveis, ele largou o emprego no mundo jurídico e começou seu próprio negócio, um mercado online de serviços domésticos.

“Eu tive um emprego de verdade por cerca de dois anos, e aquela gravata foi como um laço para mim. Todos os dias eu colocava aquela coisa e ficava tipo 'Esses filhos da puta estão me enforcando.' ”

Ao contrário de muitos fundadores de startups ambiciosos que querem ficar ricos e conquistar o mundo, Dave começou seu negócio por um motivo: liberdade.

Dave, em poucas palavras

Antes de deixar seu emprego e iniciar seu negócio, Dave teve uma conversa com seu cofundador que delineou sua nova visão sobre a vida:

“Era uma manhã de terça-feira e estávamos andando pelo Lago Merritt em Oakland. E eu disse ao [meu parceiro de negócios]: 'Cara, se tudo o que eu conseguir com essa coisa for que em qualquer terça-feira de manhã eu possa andar ao redor do Lago Merritt, vou chamar isso de vitória.'”

À medida que seu negócio cresceu para sete dígitos, Dave saiu de seu escritório em 2007 e alugou uma vaga de 1.500 pés quadrados no centro de São Francisco, o epicentro do mundo das startups. Como sua equipe de oito pessoas estava distribuída por todo o país, Dave permitiu que outros empreendedores da internet usassem o espaço extra do escritório sem pagar aluguel. O escritório ficou conhecido como o Dojo do Fundador.

Clube de Strip de Neverland

Ao longo dos anos, o Founder's Dojo tornou-se Neverland para geeks de computador anti-establishment de 20 e poucos anos (ou como Dave chama, o clube de strip de Neverland). Desde 2007, Dave deu espaço de escritório gratuito para mais de 200 fundadores em estágio inicial que não podiam pagar o aluguel.

Mas há uma energia rebelde dentro do Dojo que é diferente de qualquer outro espaço de trabalho compartilhado que você já viu. Quando comparados ao típico empreendedor de startups, os membros do Founder’s Dojo não são ovelhas negras, são bodes. Mas Dave gosta assim, e funciona.

Como Dave coloca, a maioria das pessoas que trabalham fora do Dojo são “caras de computador talentosos não-conformistas à beira da falta de moradia, vacilando entre genialidade e loucura. Eles simplesmente não podem beber o Kool-Aid. Para eles, a ideia de trabalhar no Google e ganhar um salário de US$ 150 mil é um pequeno passo à frente de cometer suicídio ritual.”

E assim, sem mais delongas, apresento a vocês Dave Grossblatt: A Vida Real Erlich Bachman .

cara de cabelo castanho de olhos verdes