Sonhos ruins podem ser um sintoma de necessidades psicológicas não satisfeitas

Câncer

Explorando pesadelos

Você tem pesadelos? Alguns deles são assustadores? Se a resposta for sim, você não estaria sozinho. Em algum momento, todos nós temos sonhos desagradáveis ​​- até pesadelos (Borreli, 2015).

Então, por que eles acontecem e o que significam?

De acordo com uma nova pesquisa, os sonhos ruins podem ser um reflexo de frustrações psicológicas que sua mente associa a uma incapacidade de se adaptar a situações desafiadoras.

A Dra. Netta Weinstein, professora de psicologia da Universidade de Cardiff e autora principal de um artigo, “Linking Psychological Need Experiences to Daily and Recurring Dreams”, publicado na revista Motivation and Emotion, oferece sua visão.

Mais: O que significam sonhos relacionados à morte

Ela acredita que as necessidades psicológicas diárias não satisfeitas, ligadas à autonomia, relacionamento e sentimento de competência, podem causar pesadelos. Além disso, ela acredita que as frustrações podem fazer com que o sonho volte a ocorrer. Por sua vez, isso faz com que as pessoas analisem seus sonhos sob uma luz negativa.

O significado dos sonhos foi escrito desde o tempo dos antigos. Na era moderna, analistas famosos, como Freud e Jung, acrescentaram seus próprios insights.

O que é único na pesquisa de Weinstein e seus associados é a missão da própria pesquisa; para explorar se as frustrações diárias de uma pessoa ou necessidades psicológicas não satisfeitas desempenham um papel no conteúdo dos sonhos.

Os investigadores conduziram dois estudos únicos. O primeiro pediu a 200 pessoas que refletissem sobre seu sonho recorrente mais frequente. O segundo estudo avaliou as entradas de 110 pessoas em “diários de sonhos”.

Mais: O que significam os sonhos com seu ex

O objetivo era explorar a relação entre as necessidades psicológicas durante a vida desperta estão de alguma forma ligadas ao processamento subconsciente do material durante os sonhos.

melhor coloração de cabelo masculino

Foi hipotetizado que os sonhos “maus” podem ser uma espécie de “sobra” de experiências diárias não totalmente processadas (ou mal processadas).

“As experiências de necessidades psicológicas da vida desperta refletem-se de fato em nossos sonhos”, observou Weinstein.

Ambos os estudos ofereceram resultados demonstrando que as frustrações e emoções ligadas a necessidades psicológicas específicas influenciam vários temas que acontecem durante o sonho.

Os participantes da pesquisa que tinham necessidades psicológicas não satisfeitas, seja diariamente ou por longos períodos de tempo, sentiram-se mais frustrados. Eles também relataram ter sonhos mais negativos, como pesadelos, ou aqueles em que a raiva veio à tona.

Os participantes também foram convidados a interpretar seus sonhos. Na maioria das vezes, eles usariam palavras negativas para descrever a experiência. A exceção foi para os sujeitos que relataram ter suas necessidades psicológicas atendidas. No caso deles, eles eram mais propensos a falar sobre seus sonhos sob uma luz positiva.

“Emoções oníricas negativas podem resultar diretamente de eventos oníricos angustiantes e podem representar a tentativa da psique de processar e dar sentido a experiências de vigília particularmente desafiadoras psicologicamente”, explica Weinstein.

Os participantes que estavam frustrados com seu cotidiano relataram ter sonhos recorrentes “ruins”. Os temas comuns incluíam sentimentos de fracasso ou de ser atacado.

Mais: Sonhos com cobras

De acordo com o Dr. Weinstein, os sonhos recorrentes podem ser mais sensíveis a experiências psicológicas angustiantes que uma pessoa ainda precisa processar.

“Pesquisadores e teóricos argumentaram que os sonhos recorrentes desafiam as pessoas a processar os problemas mais urgentes em suas vidas, e isso pode ser considerado como resultado de sua falha em se adaptar a experiências desafiadoras.

“Dessa forma, o conteúdo dos sonhos pode ser mais afetado por experiências duradouras baseadas em necessidades”, diz Weinstein.

Fonte: Springer

Referências:

Borreli, L. (2015, 31 de março). Um sonho ruim é mais do que apenas um sonho: a ciência dos pesadelos . Retirado do Medical News Daily: http://www.medicaldaily.com/bad-dream-more-just-dream-science-nightmares-327586