Como as bolsas de valores passaram a dominar as finanças

Na última década, as bolsas de valores passaram a dominar o mundo das finanças. Descubra como - e se um novo participante pode agitar as coisas.

Nos anais de nomes comerciais que soam literais, a Long-Term Stock Exchange (LTSE), que entrou em operação semana atrás, tem que estar perto do topo.

Fundada por Eric Ries — autor da bíblia empreendedora A startup enxuta - a LTSE foi criado para “negociar ações de empresas organizadas para sustentar o pensamento de longo prazo”.

As bolsas de valores se transformaram ao longo dos anos

Eles costumavam ser “clubes e obscuros”, de propriedade de seus membros (bancos e corretores), O economista relatórios.

Na virada do milênio, mais bolsas se tornaram públicas e – após uma série de consolidações – sua ascensão foi imparável.

olhos azuis com anel verde ao redor da pupila

As principais bolsas explodiram em valor na última década:

• Bolsa Mercantil de Chicago (CME): US$ 23 bilhões → US$ 60 bilhões
  • Intercâmbio Intercontinental (ICE): US$ 8 bilhões → US$ 57 bilhões
  • Bolsa de Valores de Londres (LSE): US$ 2 bilhões → US$ 32 bilhões
  • NASDAQ: US$ 4 bilhões → US$ 21 bilhões

O crescimento não vem mais das taxas de transação

Embora as bolsas ainda facilitem bilhões de ações mudando de mãos, o negócio de negociação se tornou uma mercadoria.

De acordo com o escritor financeiro Marc Rubinstein , esses serviços são a nova “fonte de energia” para as bolsas:

• Câmaras de compensação: Após a crise financeira, os reguladores queriam regras mais rígidas sobre a negociação de derivativos. As bolsas são donas das câmaras de compensação que definem as regras.
  • Indexação: A ascensão do investimento passivo (Blackrock, Vanguard) criou a demanda por índices para acompanhar. Os principais índices (S&P, NASDAQ) são de propriedade das bolsas, ditando trilhões em alocação de ativos.

Os dados também são uma vantagem importante

As exchanges têm acesso a dados críticos de mercado, que vendem alegremente para instituições financeiras.

Por O economista , os dados são vendidos por meio de assinaturas, que são menos voláteis que o volume de negociação.

Em agosto, GELO adquiriu o provedor de dados de hipotecas Ellie Mae por US $ 11 bilhões - enquanto o LSE tem uma oferta de US$ 27 bilhões para a empresa de dados Refinitiv.

LTSE tem um longo caminho a percorrer

Mas seu tom único pode ajudar a moldar os mercados.

O LTSE visará inicialmente empresas privadas que compartilham sua visão em torno das metas ambientais, sociais e de governança (ESG). Especificamente, as empresas LTSE devem publicar e manter políticas específicas que levem em consideração todas as partes interessadas.

fotos de tipos de corpo masculino

A bolsa também oferece uma série de ferramentas de software usadas por 60k+ construtores para ajudar a gerenciar recursos de inicialização.

Em última análise, os padrões da bolsa limitarão o mercado - mas tudo bem, disse Ries, da LTSE CNBC : “O objetivo [das outras bolsas] é maximizar a receita de negociação… [LTSE] é para empresas que podem ser mantidas em um padrão mais alto.”