Posso usar jeans para um funeral?

Jeans e funerais - tudo bem?

Você está se perguntando se não há problema em usar jeans para um funeral? Curioso para saber se aparecer de jeans pode ser considerado rude? Esperando encontrar as respostas, mas não tem certeza de onde se dirigir?

Se a resposta for sim, você veio ao lugar certo. No passado, escrevi muito sobre homens e traje funeral porque - ao que parece - muitos caras têm dúvidas sobre esse assunto.

A inspiração para este post veio a mim depois de participar recentemente serviços de despertar para a avó da minha cunhada. Após uma longa batalha contra uma doença cardíaca, complicada por outros problemas médicos, “Vovó Rose” faleceu aos 90 anos.

Mas estou divagando.

Enquanto estava na fila para assinar o livro de visitas, notei um amigo da família pelo canto do olho. Seu nome é Earl; um motorista de ônibus aposentado da CTA que depende de uma bengala para se locomover. Ele também é viúvo, sua esposa faleceu cinco anos antes.

Depois de afixar meu nome no livro e pegar um cartão de oração (uma tradição para Serviços católicos ), Fiz meu caminho até a localização dele. Ele estava parado na parte de trás da capela, completamente sozinho.

olhos azuis claros naturais

Apertamos as mãos e trocamos gentilezas. Fiquei sabendo que ele havia chegado em um táxi minutos antes e que precisava da ajuda do motorista para entrar. “É uma pena ficar velho, filho”, disse ele.

Normalmente, Earl é todo sorrisos. Mesmo quando eu o encontrava em outros eventos, incluindo funerais, ele sempre foi super animado.

Mas não neste dia. Curioso, perguntei se estava tudo bem.

'Sim eu estou bem. Eu só sinto vergonha de aparecer aqui de jeans. Eu queria usar calça social, mas ganhei muito peso ”, disse ele com vergonha. 'Mas de jeito nenhum eu poderia deixar de me despedir de Rose, sabe?'

Na verdade, ele engordou alguns quilos ao longo dos anos. Antes da morte de sua esposa, ele estava em boa forma. Mas com problemas para caminhar e não ter uma esposa para ajudá-lo a se alimentar mais saudável, seu tamanho havia aumentado.

Mesmo assim, Earl estava lá - vestido com uma camisa de botão branca, jeans Wrangler e mocassins de couro preto. Ele parecia limpo e apresentável; seu cabelo ralo penteado cuidadosamente para o lado. Eu até detectei um cheiro de loja de dez centavos Bruto enquanto eu estava ao lado dele.

Querendo ajudar, eu estendi meu cotovelo e, em seguida, caminhei com ele ao redor da sala.

Para uma falha, todos estavam genuinamente encantados em vê-lo. Enquanto ele interagia com outras pessoas e trocava memórias de Rose, eu poderia dizer que a vergonha que ele sentia por usar jeans estava começando a desaparecer.

funeral de jeans
Jeans em um funeral?

Quando terminamos de fazer as rondas, ele puxou meu braço e pediu que subíssemos até o caixão . “Eu só gostaria de fazer uma oração rápida”, disse ele.

o que significa ter olhos verdes

E foi isso que fizemos. Lentamente, subimos até o caixão. Por causa do agravamento dos problemas nas costas, Earl não conseguia se ajoelhar. Mas ele foi capaz de fazer o sinal da cruz, fechar os olhos e dizer uma Ave Maria.

Relacionado: Sobre o que são os sonhos com pessoas mortas?

Com a missão cumprida, ele pediu que eu o levasse para a “sala de descanso”; um lugar que a maioria das casas funerárias têm para as pessoas tomarem café - longe do peso da capela.

No final da noite, ele pegou uma carona de volta para sua casa com um parente. Na manhã seguinte, Earl voltou para o funeral e a procissão até o cemitério, vestindo o mesmo par de jeans, mas com uma camisa diferente.

Tudo isso aconteceu há várias semanas. Vamos avançar para o presente.

Até o momento, nenhuma pessoa (que eu saiba) disse uma palavra sobre o que Earl usou naquele funeral. Em vez disso, o que as pessoas disseram foram coisas como: 'Foi tão bom ele ter aparecido' e 'Significou muito que Earl veio ver Rose'.

A sabedoria convencional afirma que é impróprio usar jeans, de qualquer tipo, para os serviços finais de uma pessoa que partiu. Mas isso é realmente verdadeiro?

Claro, se você pode usar algo formal (ish), provavelmente deveria. Mas se você não pode entrar em roupas sociais por razões práticas (ou seja, não tem, não pode pagar por elas), isso não é um permissão para pular .

Quando você olha ao redor da web, você vai encontrar todo tipo de pessoa agindo como auto-nomeada polícia da moda, dizendo às pessoas o que elas devo vestir para um funeral.

Mas eis o problema. No fim do dia, ninguém sempre fala sobre o “ótimo terno” que alguém usava para um velório ou o “blazer incrível” que eles usavam nos cultos ao lado do túmulo.

Em vez disso, o que gente realmente lembre-se de quem apareceu.

Adoraríamos ouvir sua opinião. Você acha que não há problema em usar jeans para um funeral? As circunstâncias individuais são importantes? Compartilhe seus pensamentos na área de comentários abaixo.