O rali alucinante das ações da Tesla (e o cenário EV), explicado

Johan Moreno – apresentador do podcast Inside Transportation – nos diz por que a avaliação da Tesla pode fazer sentido.

(Foto de Justin Sullivan/Getty Images)

As ações da Tesla (preço atual: ~ $ 2k) parecem imparáveis.

A fabricante de veículos elétricos de Elon Musk (e fonte infinita de memes ) ganhou ~40% nos últimos 10 dias e aumentou ~9x no ano passado.

Três coisas estão impulsionando o rali:

Tesla agora vale ~ $ 373B (AKA 2x Toyota ou 11x Chipotle)

João Moreno — quem hospeda o Transporte interno podcast com o investidor Jason Calacanis - nos diz que a posição da Tesla é 'realista, porque eles estão sendo julgados em um padrão diferente' do que outras montadoras.

Tradução: Tesla é mais do que apenas uma empresa de automóveis.

Obtém crédito por seu software, baterias e tecnologia de energia solar. Moreno diz que o negócio solar será “enorme” com base no armazenamento da Tesla bateria de milhões de milhas .

Também enorme: a vantagem da Tesla

Com a China e a UE aplicando mandatos de veículos elétricos nas próximas décadas, viveremos em um futuro eletrificado.

Moreno disse que a Tesla está “pelo menos 10 anos” à frente de todos os outros em produção, vendas e tecnologia de direção automatizada.

Você ouve esse som? Esse é o nosso arrependimento coletivo por não possuir nenhuma ação da Tesla.

Transcrição completa: Johan Moreno no cenário EV

Aqui estão os pensamentos de Moreno sobre os principais jogadores de veículos elétricos (EV):

homem leo excita

1. Tesla
  2. Nikola
  3. GM
  4. Nove
  5. Fisker

1) Tesla: ser muito mais do que um carro justifica o valor de mercado

“Eu diria que o valor de mercado atual é realista – mais ou menos. Principalmente, porque eles estão sendo julgados em um padrão diferente da GM, Ford etc.

Algumas pessoas a avaliam como uma montadora, outras como uma empresa de tecnologia/software. A Tesla também está entrando no jogo da bateria (a palavra é que eles estão trabalhando para cortar a Panasonic/CATL/LG Chem de suas cadeias de suprimentos de baterias).

A empresa também vende créditos de EV para montadoras porque é um mandato federal (na verdade, é assim que eles conseguem obter lucros em alguns trimestres). Lembre-se de que eles também têm uma divisão de energia solar, que será enorme.

Quando a Tesla começar a produzir sua “bateria de um milhão de milhas”, as pessoas poderão armazenar energia em suas baterias velhas e recicladas, tornando o custo de sair completamente da rede menor do que os preços atuais.

A realidade é que a Tesla está pelo menos 10 anos à frente de todas as montadoras em termos de implantação e dimensionamento de produção de veículos elétricos, vendas, estações de carregamento e tecnologia de direção automatizada.

A China e a Europa implementaram mandatos de VE que serão aplicados no final dos anos 2030 e início dos anos 2040.”

2) Nikola: fabricante de caminhões EV está visando o mercado comercial, mas não vale o hype

“Nikola, então eles estão trabalhando em dois tipos diferentes de sistemas de transmissão para seus veículos, célula de combustível de hidrogênio e bateria elétrica.

A adoção em massa de células de combustível de hidrogênio nos EUA é um desafio porque não há postos de abastecimento suficientes. Todos eles agora estão concentrados na Califórnia.

casais famosos de leo e escorpião

O outro desafio é o custo de construção dessas estações. A Nikola disse que usaria os fundos trazidos dos pedidos para construir estações, o que é uma estratégia errada.

Eles estão mais focados em pedidos empresariais/comerciais (eles têm um pedido com a Republic Services e Anheuser-Busch). Mas apenas algumas semanas atrás, seu valor de mercado estava no mesmo nível da GM e eles não têm nenhum produto no mercado.

O ponto de vista dos especuladores é que eles podem dominar o segmento de veículos comerciais do espaço EV, o que não é nada sexy. Pessoalmente, acho que suas capacidades e promessas tecnológicas são muito medíocres, mas definitivamente desencadearam o movimento SPAC dentro do espaço EV.”

3) GM: O Cadillac Lyriq é um concorrente sofisticado da Tesla

“A GM vem trabalhando no carro há anos. Alguns detalhes do carro ainda são desconhecidos, como alcance final e preço.

como são os homens de touro

Mas o carro, dentro da comunidade EV, é visto como um jogador atraente no espaço. A questão sobre a Tesla é que seus veículos – embora com preço de luxo – não têm interiores muito luxuosos.

Isso parece muito promissor para aqueles que podem querer algo um pouco diferente e um pouco mais luxuoso a esse preço, mas competirá diretamente com o Modelo S/X, Audi e-Tron e outras opções de veículos elétricos futuros”.

4) Nio: a montadora de veículos elétricos da China está vendo as vendas aumentarem durante a quarentena

“Nio realmente se recuperou muito bem na China – eles estavam praticamente famintos por dinheiro por causa das baixas vendas no final do ano passado, mas a pandemia provocou vendas para eles.

Pode ser medo de pegar COVID-19 no transporte público. Vimos uma coisa semelhante acontecer com a SARS”

5) Fisker: Este jogador de carros elétricos OG pode voltar?

“Este é um renascimento da última empresa de Fisker (Fisker Automotive), que faliu e foi adquirida por um conglomerado automotivo chinês (essa empresa agora é conhecida como Karma Automotive).

A Fisker não está construindo nenhum de seus veículos, seu grande ponto de venda é que o veículo foi projetado por Henrik Fisker, que é um lendário designer de carros. Acho que eles nunca lançaram o Ocean tbh.

A outra coisa que vale a pena notar é que você precisa de muito dinheiro para entrar no espaço EV. Se fosse apenas um empreendimento de US$ 100-200 milhões, haveria mais jogadores nos EUA.

Na verdade, na China, havia centenas de jogadores EV, mas [cada um] acabou sendo eliminado um por um. É um negócio muito intensivo em capital”.