Uma empresa de tecnologia de São Francisco supostamente demitiu engenheiros que tentavam se sindicalizar na folga

A demissão de 15 engenheiros por supostamente discutir sindicatos levanta algumas questões sobre como a indústria de tecnologia pode lidar com esforços futuros.

De acordo com um reclamação arquivado no National Labor Relations Board, 15 engenheiros foram demitidos pela empresa de software em nuvem Lanetix, Inc., por planejarem formar um sindicato.

E para adicionar insulto à injúria, seu empregador supostamente descobriu seu plano pela primeira vez espionando em seu canal Slack “privado”.

*UNIONJACK saiu da sala de bate-papo*

Os engenheiros afirmam que as demissões ocorreram depois que eles formaram planos (sobre o Slack) para se sindicalizar – e apenas 10 dias depois eles entraram com uma petição para se juntar aos Trabalhadores das Comunicações da América.

Mas a Lanetix conta uma história diferente: eles tiveram um quarto trimestre “sem brilho” e estão apenas procurando terceirizar todos os trabalhos de engenharia para a Europa Oriental.

Hum… o tempo é meio estranho, brahs

Este caso (e a defesa de Lanetix) é assustadoramente reminiscente do desastre recente na agora extinta DNAinfo: a empresa de mídia decidiu fechar as portas em novembro passado, apenas uma semana depois que seus escritores tentaram formar um sindicato – e eles atribuíram a decisão às finanças ruins.

A diferença aqui é que não estamos falando de escritores (presumivelmente mal pagos) em uma indústria moribunda: eles são engenheiros (presumivelmente bem pagos) em uma indústria próspera.

O engenheiro de software médio baseado em SF ganha US$ 125 mil e tem grandes benefícios. Tradicionalmente, não tem sido um mercado preocupado em sindicalizar esforços. Mas talvez as marés estejam mudando...

como é que os rapazes terminam