Uma nova bolsa de startups obteve aprovação para desafiar o oligopólio da bolsa de valores

No início deste mês, uma empresa chamada LTSE – Long-Term Stock Exchange – obteve a aprovação da SEC para ser a 14ª bolsa de valores nacional do país. Mas a nova bolsa, projetada para incentivar o investimento de longo prazo e ajudar as startups a abrir o capital, enfrenta uma batalha árdua contra as mega exchanges. A ascensão das bolsas de tamanho XL Nos anos 1900, a maioria das grandes cidades dos EUA […]

No início deste mês, uma empresa chamada LTSE — Long-Term Stock Exchange — obteve aprovação da SEC ser a 14ª bolsa de valores nacional do país.

A ascensão das exchanges de tamanho XL

Nos anos 1900, a maioria das grandes cidades dos EUA tinha suas próprias bolsas de valores. Mas na segunda metade do século 20, o mercado se consolidou à medida que as massivas bolsas nacionais engoliam seus rivais regionais.

pessoas com olhos azuis claros

O mercado ao qual a LTSE se junta é incestuoso. Das 13 bolsas nacionais, 12 são de propriedade de apenas 3 empresas: a NYSE (de propriedade da Intercontinental Exchange, ou ICE), a Nasdaq e a Cboe.

A batalha contra as grandes bolsas

No ano passado, as 3 mega-bolsas representaram 61,2% de todas as negociações de ações, enquanto a IEX, a única bolsa independente do país, processou apenas 2,4%.

Agora, o LTSE espera atrair startups para sua bolsa, oferecendo votação de ações permanentes (que recompensa os acionistas mais velhos com mais poder de voto) e maior transparência sobre os acionistas.

Mas o LTSE não é a única nova bolsa no bloco: no início deste ano, Morgan Stanley, Charles Schwab e vários outros grandes bancos levantaram US$ 70 milhões para sua própria Members Exchange, MEMX. Agora, eles estão apenas esperando a aprovação da SEC.