O que os cinco estágios do luto realmente significam?

cinco estágios de luto

5 fases de luto explicadas



Em 1969, a psiquiatra Elizabeth Kübler-Ross publicou um artigo seminal intitulado Na morte e morrendo , inspirado por seu trabalho com os doentes terminais. Nele, ela delineou cinco estágios de luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

Isso se tornou conhecido como processo de luto. Os cinco estágios foram assimilados à cultura popular e são referenciados em piadas e memes.



Mas o que eles realmente significam?



A primeira coisa a entender é que Kübler-Ross nunca pretendeu que seu modelo de luto fosse prescritivo. Os cinco estágios não são a melhor (ou a mais saudável) maneira de processar o luto.

Na verdade, ela nunca pretendeu que fossem vistos como uma simples progressão em que você começa na negação e termina, alguns meses ou anos depois, na aceitação.

Em vez disso, pretendiam ser descritivos ou uma forma de rotular sentimentos que parecem opressores ou incompreensíveis.



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Os estágios do luto não são uma instrução, dizendo a você o que você deve fazer quando tiver sofrido uma perda; eles são uma forma de compreender e ajudar você a saber que você não é a única pessoa que se sente assim.

Algumas pessoas nunca experimentam todos os cinco estágios; algumas pessoas se sentem como se estivessem permanentemente presas em um deles. A maioria das pessoas que estão lidando com perdas passa por diferentes estágios de luto no espaço de dias, horas ou até minutos.



Com isso em mente, aqui está uma breve descrição de cada estágio, mas listado em ordem alfabética para enfatizar que não há uma ordem correta para sentir essas coisas.

cinco estágios de luto
5 estágios de luto

1. Aceitação

Isso significa reconhecer que, embora o mundo tenha mudado, é assim que as coisas são de agora em diante. A pessoa que morreu não está mais andando e falando; eles não vão voltar para casa ou ligar para você.

O trabalho que você perdeu está concluído. O relacionamento que você esperava que fosse permanente não deu certo.

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Não significa que não há mais dor ou que as coisas agora estão bem. Isso não significa que sua dor acabou. A aceitação faz parte do luto e pode continuar pelo resto da vida.

2. Raiva

Este é um dos estágios de luto que Kübler-Ross precisava para normalizar, ou para explicar que quase todo mundo sente isso em algum momento.

De qualquer forma, muitas pessoas acham difícil expressar raiva; é ainda mais difícil se aqueles ao seu redor esperam que você esteja triste e retraído, mas você está cheio de raiva.

É também um dos estágios de luto ao qual as pessoas voltam continuamente. Quase ninguém reage à perda ficando com raiva por um tempo e nunca mais se sentindo assim.

3. Negociação

Todo mundo usa a barganha em algum momento de suas vidas. Pode significar pensar: “Vou sair e gastar algum dinheiro neste fim de semana, mas depois vou trabalhar algumas horas extras na próxima semana para compensar”.

Pode envolver outra pessoa, pode ser entre você e Deus ou a Vida ou o Universo, pode ser um acordo consigo mesmo, mas todos irão barganhar em algum momento.

Além do mais, você continuará fazendo isso muito depois de sua experiência de perda. Cada vez que você tem um 'e se?' devaneio, você está negociando e provavelmente nunca vai parar.

4. Negação

Esta é a sua mente dando-lhe um anestésico. Seus sentimentos são dolorosos demais para suportar, então você se permite sentir-se entorpecido por um tempo.

E assim como algumas pessoas precisam de analgésicos constantemente para passar o dia, enquanto outras tomam uma dose e depois se sentem bem, sua necessidade de negar será diferente da de outra pessoa.

Como isso geralmente é listado como o primeiro estágio do luto, há muita expectativa de que você, de alguma forma, precisará superar ou superar a negação para prosseguir com o luto. Mas a negação vem e vai; alguns dias você precisa de um pouco mais de anestésico.

5. Depressão

Porque depressão é um diagnóstico por si só, há muita confusão sobre se alguém que está sofrendo está realmente deprimido.

Existe uma ideia de que a tristeza é normal, mas a depressão é um problema.

No entanto, uma vez que a pessoa que está sofrendo pode mostrar os mesmos sintomas e experimentar os mesmos sentimentos que alguém que está clinicamente deprimido, não faz sentido discutir a diferença.

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Se você experimentou uma perda, a depressão pode ser parte de sua reação a ela. Pode durar muito tempo ou acabar rapidamente. Pode ir e vir, de modo que talvez você sinta que não está realmente deprimido.

Mas seus sentimentos são reais e não são menos válidos só porque você sabe o que os está causando.

Os cinco estágios de luto - negação, raiva, barganha, depressão e aceitação - são uma maneira útil de compreender como alguém se sente quando experimenta uma perda.

No entanto, eles não são uma receita para a forma como o luto deve proceder, passando de um estágio para o próximo em uma ordem definida, mas sim uma maneira de ajudar uma pessoa enlutada a aceitar e compreender suas próprias emoções mutantes e conflitantes.