Quais empregos combinam melhor com minha personalidade?

Síndrome do impostor homem de camisa azul

RIASEC simplificado

Você está procurando o teste RIASEC? Tentando entender como sua personalidade se encaixa melhor com uma determinada carreira ou trabalho? Se a resposta for sim, você veio ao lugar certo.

Como conselheiro de carreira, freqüentemente uso a avaliação RIASEC para ajudar os clientes a olharem para dentro, como parte de uma abordagem abrangente do caminho para a carreira.

Como uma ferramenta de insight, costumo recorrer ao trabalho de John Holland . Ele foi um psicólogo americano e o inventor do modelo de desenvolvimento de carreira; comumente referido como The Holland Codes.

cabelo de Chris Hemsworth Thor

De acordo com sua teoria, existem seis tipos básicos de personalidade. Eles são os seguintes: R ealístico, eu investigativo, PARA rtistic, S ocial, É nterprising, e C não convencional.

Para sua informação: a sigla para os códigos é RIASEC .

realizações da vida de george washington

Então, o que cada um dos termos acima significa? Para responder a essa pergunta, delineei os traços básicos para cada tipologia usando uma linguagem simples.

No final desta postagem, também postei um link que oferece uma avaliação gratuita do seu tipo de personalidade, disponibilizado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos por meio do recurso online O * NET.

Você está pronto? Confira:

Teste RIASEC grátis
RIASEC revelado

Realista

• Você gosta de trabalhar com as mãos. Isso pode significar trabalhar com ferramentas, animais, metais, madeiras e máquinas.
  • Você pode fugir de situações sociais que envolvam ensinar, falar ou informar outras pessoas.
  • Prefere coisas práticas que podem ser vistas ou ouvidas.
  • Você pode ter uma visão própria de natureza prática. Você gravita em torno do mecânico.

Investigativo

• Você gosta de investigar problemas e encontrar soluções. Matemática e ciências vêm naturalmente para você.
  • Você provavelmente não gosta de trabalhar envolvendo vendas, convencendo pessoas ou liderando outras.
  • Você valoriza a ciência e as evidências baseadas em fatos.
  • Você pode se considerar científico. As pessoas pensam em você como o tipo intelectual.

Artístico

• Você gravita em torno de atividades criativas, como música, arte, drama, artesanato e escrita. Atividades repetitivas ou situações com alto grau de estrutura são desestimulantes.
  • Naturalmente dotado de habilidades criativas que são usadas para desenhar, escrever, música e atuação.
  • Você pode se ver como independente, expressivo, original e contraditório.

Social

• Você naturalmente se preocupa em ajudar outras pessoas e provavelmente tem sido assim desde a infância.
  • Ensinar, oferecer assistência médica e fornecer informações estão na sua casa do leme. Você provavelmente foge de máquinas ou ferramentas.
  • Provavelmente dotado de ensino, aconselhamento ou de alguma forma ajudar outras pessoas.
  • Tem o dom de ajudar grupos ou encontrar soluções para desafios sociais.
  • As pessoas podem vê-lo como um intuitivo, um curador ou até mesmo empático .

Empreendedor

• Você gosta de persuadir as pessoas e liderar grupos ou equipes. Vender, persuadir e convencer as pessoas é algo natural para você.
  • Ciência e pensamento analítico não são onde você mora.
  • Dotado de motivar as pessoas para um lugar de mudança.
  • Espírito empreendedor e auto-empreendedor.
  • Você pode colocar um prêmio em habilidades de liderança ou realizações de negócios.
  • Você pode se ver como um mestre de tarefas e a pessoa que realiza as coisas. Ótimo em situações sociais.

Convencional

• Você provavelmente gravita em torno do trabalho que envolve números. Gerenciamento de arquivos, manutenção de registros e operação de máquinas que se organizam estão em sua casa do leme.
  • Você não é fã de ambientes não estruturados ou trabalhos de natureza ambígua.
  • Você prefere trabalhar com sistemas que seguem um fluxo ordenado.
  • Você valoriza o sucesso nos negócios.
  • As pessoas o vêem como um homem ordeiro e excelente em seguir instruções.

Embrulhar

O que é importante ter em mente com os códigos da Holanda (RIASEC) é que a maioria das pessoas não se enquadra perfeitamente em uma categoria. Na verdade, a maioria das pessoas é do tipo “combo”.

Exemplo: uma mistura de investigativo e convencional.

tipos de olhos castanhos

Então, como você pode descobrir o tipo de personalidade de sua carreira? É simples. Vá para O * Net e pegue o perfilador de interesse .

Quando terminar, compartilhe sua experiência nos comentários abaixo. Você achou que a avaliação identificou com precisão sua personalidade?

PS: Esta é uma ótima ferramenta para conselheiros de carreira e professores.

Referências:

Holland, J. L. (1959). Uma teoria da escolha profissional. Journal of Counseling Psychology, 6 (1), 35–45. https://doi.org/10.1037/h0040767